

Setenta e um dias após a notificação expedida pela OMS o ministro de estado da saúde José Gomes Temporão, em pronunciamento em rede nacional, pronunciamento repetido com as mesmas palavras pelo presidente Lula e pela Ministra da Saúde Ana Jorge, disse que a maioria dos casos apresentavam sintomas leves e que se recuperavam rapidamente (?). O aumento do numero de casos era esperado (?), isso enquanto apenas sete países no mundo (E.U.A, Argentina, Chile, México, Reino Unido, Canada e Austrália) tinham casos registrados, com os E.U.A na liderança em numero de casos com 10 mil infectados, na época no Brasil haviam apenas 800 casos confirmados. Ainda não havia evidencias de circulação do vírus no Brasil, apenas casos de
pessoas que haviam voltado do exterior ou entrado em contato com pessoas contaminadas. Sempre tentando transmitir um falso otimismo frente a situação iminente de epidemia que se aproximava. Em discurso informava haver medicamento para nove milhões de tratamentos, que os médicos estavam instruídos á receitar o medicamento a quem realmente precisava (?),
que os casos mais leves, a grande maioria(?), poderiam ser tratados em postos de saúde e médicos de confiança da família(?) e que somente os casos mais graves deviam ser encaminhados aos hospitais(???). Finalizando seu discurso com uma mensagem de confiança informando que o SUS, isso mesmo o SUS, estava preparado para enfrentar a nova gripe. Quatro meses após o início da pandemia, o Brasil se aproxima dos Estados Unidos na incômoda marca de país com maior número de mortes por gripe suína no mundo e, com 516 óbitos confirmados, está a apenas seis de alcançar os americanos, que, muito mais próximos do México, foco inicial da doença, também começaram a sofrer sua disseminação logo no início, em abril – no Brasil, o primeiro caso nova gripe suína foi confirmado somente no mês seguinte, maio. Considerando o último boletim
oficial do Ministério da Saúde, de 15 de agosto, o número de mortes confirmadas até então por gripe suína no Brasil (368) chegava a 9,91% dos casos registrados (3.712). Além do número absoluto de mortes, o Brasil se distancia de países como os próprios Estados Unidos na proporção de mortes por casos confirmados da doença, o que especialistas atribuem principalmente
a uma provável subnotificação dos casos, o que, no entanto, também é apontado como fator prejudicial ao combate da pandemia. Para o infectologista Alex Botsaris, o problema foi justamente a estratégia do ministério de tratar somente os casos graves com tratamento específico para gripe suína, “enquanto os Estados Unidos trataram todas as pessoas que aparentassem sintomas e conseguiram segurar a mortalidade”. Botsaris relaciona a disseminação do vírus H1N1 no Brasil à limitação do tratamento pelo governo, assim ocorreu na Argentina,
e refuta a versão de que a mortalidade só estaria diminuindo nos países do Hemisfério Norte por eles estarem no verão – estação menos propícia à gripe.
– Na Austrália, país do Hemisfério Sul, também no inverno, o governo liberou o medicamento para pacientes com sintomas e o índice de mortes é bem menor. Segundo o site do Ministério da Saúde australiano, são 132 mortes por gripe suína para 33.844 casos confirmados – proporção
de 2,5%, bem inferior à brasileira. Edmilson Migowsky, professor de doenças infecciosas da UFRJ, critica outra justificativa do governo brasileiro, de limitar remédios recomendados para a nova gripe, como o Tamiflu, para evitar resistências ao vírus. – Países que liberaram a
medicação tiveram redução nas mortes. Na Inglaterra houve resistência ao medicamento, porque os ingleses foram medicados. Então, acontece assim: a Inglaterra fica com a resistência
ao medicamento, a gente fica com as mortes. O que é melhor? Não é preciso pensar muito.
Além de tudo existem ainda controvérsias sobre os dados liberados pelo governo federal e os governos estaduais, por que será? Muito pior que o vírus A h1n1 a incompetência do governo mata muito mais.
veja abaixo a opinião de nossos lideres sobre o avanço do virus.
José Gomes Temporão - Ministro do Estado de Saúde
Lula - Presidente da Republica
José Serra - Governador do Estado de São Paulo
Abaixa Nóis que tá osso nego!!!

















